terça-feira, 18 de outubro de 2011




A comunicação da sustentabilidade e a sustentabilidade da comunicação

Prof. Dr. Wilson da Costa Bueno

Resumo
O discurso da sustentabilidade, assumido por organizações e governos, costuma estar descolado da realidade porque é apoiado em uma perspectiva que restringe egoisticamente o conceito, com o objetivo de legitimar intenções e posturas não éticas. É preciso imprimir uma nova dimensão à comunicação da sustentabilidade e à sustentabilidade da comunicação e isso significa buscar a transparência, comprometer-se com a ética e com a cidadania. A visão crítica contribui para que analisemos adequadamente os discursos políticos e empresariais. Neste texto, examinamos em particular dois discursos contemporâneos: o da reciclagem e o da sustentabilidade das instituições financeiras.
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JORNAL INTERNO: ESTUDO DE CASO SOBRE SUA IMPORTÂNCIA NAS ORGANIZAÇÕES

Profa. Andressa Sirino

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo apresentar a análise dos resultados de uma pesquisa de 2008 sobre os processos de implantação e produção de um jornal interno de uma empresa, além de conhecer as percepções dos leitores em relação ao veículo e sua importância para a organização. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa, mais especificamente um estudo de caso em uma empresa de bioenergia. Além das entrevistas de campo com colaboradores e gestores, efetuadas a partir de questionário semi-estruturado, foram analisados os jornais internos, a partir de modelo baseado nas classificações de Francisco Gaudêncio Torquato do Rego.
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