A comunicação da
sustentabilidade e a sustentabilidade da comunicação
Prof. Dr. Wilson da Costa Bueno
Resumo
O
discurso da sustentabilidade, assumido por organizações e governos, costuma
estar descolado da realidade porque é apoiado em uma perspectiva que restringe
egoisticamente o conceito, com o objetivo de legitimar intenções e posturas não
éticas. É preciso imprimir uma nova dimensão à comunicação da sustentabilidade
e à sustentabilidade da comunicação e isso significa buscar a transparência,
comprometer-se com a ética e com a cidadania. A visão crítica contribui para
que analisemos adequadamente os discursos políticos e empresariais. Neste
texto, examinamos em particular dois discursos contemporâneos: o da reciclagem
e o da sustentabilidade das instituições financeiras.
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JORNAL INTERNO:
ESTUDO DE CASO SOBRE SUA IMPORTÂNCIA NAS ORGANIZAÇÕES
Profa. Andressa Sirino
RESUMO
Este
trabalho tem como objetivo apresentar a análise dos resultados de uma pesquisa
de 2008 sobre os processos de implantação e produção de um jornal interno de
uma empresa, além de conhecer as percepções dos leitores em relação ao veículo
e sua importância para a organização. Para tal, foi realizada uma pesquisa
qualitativa, mais especificamente um estudo de caso em uma empresa de
bioenergia. Além das entrevistas de campo com colaboradores e gestores,
efetuadas a partir de questionário semi-estruturado, foram analisados os
jornais internos, a partir de modelo baseado nas classificações de Francisco
Gaudêncio Torquato do Rego.
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